5 de jun. de 2013

O caso Mercedes e Pirelli

Eu estava no ônibus de volta do trabalho (é acabou a folga) eu vi no twitter  que a FIA tinha dado um comunicado no caso Pirelli e Mercedes...
Mercedes: testes secretos sob investigação (Foto: Mercedes/Divulgação)
Não é noticia nova o lance dos testes que a Mercedes fez durante o fim de semana do GP de Mônaco...e que no meio das investigações a Ferrari acabou entrando no meio.
Pois então, a FIA analisou argumentos da Ferrari, da Mercedes e da Pirelli sobre a polêmica dos testes de pneus.
Para a Ferrari, o processo se encerrou sem qualquer evidência de quebra de regras (eles usaram o carro de um ano anterior, o que pela regra é permitido). Contudo, para a Mercedes e a Pirelli, o clima é outro, eles terão de responder no Tribunal Internacional da FIA por possível quebra de regulamento esportivo. (como vocês sabem a Mercedes usou os carros desse ano nos testes).
Por enquanto não há informações com relação a punições tanto a equipe quanto a fornecedora, mas eu temo que a Mercedes possa perder pontos no campeonato (sei que eles fizeram não foi correto, mas eu me simpatizo com a equipe, e não sei porque também tenho o receio de a vitória do Rosberg seja afetada com isso.)
Temos que levar em consideração também que existe uma queda de braço entre a FIA e Bernie Ecclestone (o Mun-Rá) e que a vacilada do time alemão e e da fornecedora italiana acabou por criar um terreno para esse embate.

Para quem não sabe foi Bernie quem pressionou para a Fórmula 1 assinar com a Pirelli o contrato atual de pneus e, posteriormente, Bernie requisitou os pneus menos duráveis à empresa.  Já a FIA, gerida pelo francês Todt, tem muita vontade de emplacar a Michelin com o fim do vínculo da Pirelli em 2013.

Seja qual for os resultados dessa briga interna e desse processo, as punições podem ser danosa à Fórmula 1. Pois elas além de afetar a fornecedora de pneus, pode afetar não só a equipe Mercedes, mas a fornecedora de motores Mercedes, cujo os motores são utilizados por quase a metade do grid. Sem contar que eventuais punições na pontuação podem afetar o rumo do campeonato...

Vamos torcer para que as medidas tomadas sejam feitas de forma ponderada e juizada, e que não se percam no meio de uma disputa de forças dentro do esporte.

Bem segue o comunicado que a FIA liberou:

À luz de todas as respostas recebidas e tendo em vista as informações obtidas durante este inquérito, o presidente da FIA, atuando como órgão de acusação FIA, decidiu:
Fechar o caso que diz respeito a equipe Scuderia Ferrari, considerando que sua participação em um teste de pneus organizado pela Pirelli em Barcelona em 23-24 de abril de 2013 utilizou um carro de 2011, não considerado contra as regras em vigor.
- Para trazer o caso relativo a sessão de testes de pneus realizados pela Pirelli e a equipe Mercedes AMG Petronas F1 em Barcelona, em 15-17 de maio de 2013, antes do Tribunal Internacional, porque os resultados do inquérito implicam que as condições desses testes podem constituir uma violação das regras da FIA.
O Tribunal Internacional da FIA é chamado para tomar uma decisão em conformidade com as regras judiciais e disciplinares da FIA.

0 comentários: