8 de jun. de 2014

CANADÁ ... FUCK YEAH !!

O que dizer dessa corrida?

CANADÁ ... FUCK YEAH !!

Devo acrescentar aqui, essa F1 tá muito chata ... mal ouvi o som dos motores enquanto gritava com a tv!
E o tamanho do sorriso do Daniel Ricciardo, rapaz ... fiquei feliz por ele, com ele. 

Mas vamos começar com calma.

Primeiramente o primeiro e segundo lugar era da Mercedes, Rosberg na frente (yeah!) e Hamilton logo trás, não foi assim sempre, pois na largada Vettel pegou o segundo lugar. Mas o motor Mercedes é mais forte e Hamilton logo recuperou o segundo lugar e ele o Rosberg foram embora.

Foi tudo muito breve devo dizer, pois logo em seguida da largada as duas Marussia bateram e com isso Safety Car. Porém a vinda do mesmo deu um suspiro de alivio para as equipes, preocupadas com o consumo de combustível ... mas a corrida em si, nada mudou.

Eu estava feliz da vida, Mercedes dominante, Force India e seus carros que não consomem pneu estavam com tudo, assim como a Williams. 

O lance é que do nada, em meio a disputa entre as Mercedes surge o rádio e ficamos sabendo o carro do Hamilton estava com problemas, não muito tempo depois, se tem a noticia que ambos os carros estão com problemas, e depois, que AMBOS NÃO TINHAM SOLUÇÃO!
Me desesperei ... minhas Mercedes!
Eles continuaram na frente, mas estavam perdendo potencia, os demais estavam se aproximando e quando vi Massa estava lá.
No fim o problema se mostrou fatal para Hamilton (um segundo problema surgiu) e ele abandonou, e Rosberg seguia com um carro que nem de longe lembrava o poderoso carro desse ano. A alegria dos comentaristas era o Massa em primeiro, e eu entendo, mas não tinha como ele não fazer um pitstop.
Com a ida do Massa para o pit, Rosberg reassumiu a liderança, mas a partir dali nada seria o mesmo.

A Mercedes foi bem claro com Rosberg ... não sabemos o problema, não há como consertar, se preocupe em terminar a prova ...
E foi isso que Rosberg fez, e por pouco não conseguiu o primeiro lugar.

Como isso foi possível?
Ai que entra as Force India.

Equipadas com o motor Mercedes, e com estratégia de uma parada a menos, Perez e Hulkenberg demostraram lá pra volta 30 que podiam conseguir um pódio. E quem chegou mais perto disso foi Perez, com somente uma parada, após o abandono do Hamilton e o pit stop do Massa, ele conseguiu o segundo lugar, e ele vinha com tudo, trazendo com ele Ricciardo e Vettel.
Todos juntinhos, porém Rosberg de alguma forma conseguiu manter distancia o suficiente para que Perez não pudesse usar o DRS, e Ricciardo e Vettel por sua vez, grudados em Perez podiam usar.
Ai entra a diferença de motores ... mesmo com DRS, os motores Renault tinham dificuldades de chegar e passar um motor Mercedes. 
E Perez por sua vez tinha que se preocupar com as RBR atrás dele.
Isso garantiu voltas preciosas para Rosberg.
Porém o rádio novamente trouxe más noticias, Perez estava com problemas no freio. E em meio os seus problemas não conseguiu evitar que Ricciardo ultrapassase. Mas ele ainda conseguiu segurar Vettel por algum tempo, e no fim teve sua prova destruída por Massa ... mas vou escrever sobre isso mais adiante.

Ricciardo voando baixo, chegou em Rosberg, que não tinha carro para se defender, não tinha a velocidade na reta costumeira dos motores Mercedes, coisa que o Perez tinha ... Ricciardo chegou, pôs de lado, ultrapassou e venceu.

  Além do mais que quando Ricadão chega por atrás, é dificil não ceder para ele! : P

Rosberg então tinha que tentar manter o segundo lugar, sendo que atrás dele tinha Perez, Vettel e Massa.
Perez não era ameaça mais, ele era a única coisa impedindo que Rosberg perdesse mais uma posição, pois Vettel o passaria sem problemas, e a Williams de Massa estava mais rápida que qualquer outro carro na pista.

Vettel passou Perez, e Massa foi fazer o mesmo, quando bateu feio em Perez tirando ambos da prova, isso fez com que Ricciardo ganhasse, Rosberg conseguisse o incrível segundo lugar (que nem mesmo ele achava possivel, ele disse que achava que chegaria em sexto, e olha lá) e Vettel em segundo.

Voltando a Massa e Williams.
A Williams estava muito bem, dava para se ver pelo desempenho de ambos os pilotos, tudo ok até ai, até que Massa após sua vinda dos boxes se encontrou com Bottas na frente, ele tentou, tentou, li até que pediu ordem de equipe. (A Globo tb queria ... Globo fdp) mas no fim passou o finlandês após o mesmo cometer um erro ao tentar passar Hulkenberg.
Era evidente então que Massa estava muito mais rápido que qualquer um ali, tanto que passou Hulkenberg sem muito esforço. E rapidamente chegou no bolinho ROS, PER, RIC, VET. Ele tinha o melhor carro entre os quatro, era o mais rápido entre os quatro,  e a distancia entre eles não era maior que 3 segundos, para completar ele tinha 10 voltas.
Ricciardo passou, Vettel passou e então Massa tentou ... e se envolveu na batida mais séria desse ano. Tirando tanto ele quanto Perez da corrida, uma corrida que tanto ele quanto Perez não tinham mais chance de pódio.


 

 

Uma boa corrida por parte dele, que acabou de forma frustante e feia, ele pareceu precipitado, inexperiente ... ele pareceu ... Massa. E o pior é que até aquele momento, ambos mereciam o pódio, ambos estavam muito bem ...
Mas fazer o que...
A minha bronca é que com os pontos do Perez a Force India ia passar a Ferrari no mundial !

No meio da confusão, ninguém viu, ninguém falou ... mas Button terminou em quarto!
Magnussen terminou em nono.

A Ferrari assistiu a corrida, Alonso entrou mudou e saiu calado.
Raikkonen deu uma girada e passou a corrida inteira passeando lá na décima segunda posição, mas acabou marcando um pontinho devido a batida do Massa e do Perez.

Não vi as Caterhams e a Sauber chega a dá tristeza de ver.
As Lotus não ficaram atrás, todas deram adeus ao Canadá sem levar nenhum pontinho para casa.

Em suma, foi uma corrida inesperada, incrível e pude ver que muitas pessoas estavam pra lá de animadas com ela.
O ponto negativo para mim foi a própria Globo, os comentários estava de doer, não acertavam uma, trocaram o Rosberg pelo Hamilton, o Button pelo Magnussen, falavam sem pensar, insistiam no erro, tava difícil, muito difícil. 
Como pode se atrapalhar tanto. 
Como pode errar tanto.

E com esse segundo lugar, Rosberg abre vantagem sobre Hamilton. Vamos ver agora se isso terá algum impacto no campeonato.
Eu acho que Rosberg se sair melhor mais uma vez, Hamilton começa a duvidar de si mesmo, porém algo me diz que a próxima vitória é do inglês. 
Mas nunca se sabe quando um Canada pode vir à acontecer.


0 comentários: