24 de mar. de 2014

MotoGP: Marcas, Open e Marquez

De todos os começos de temporada, eu posso afirmar com todas as minhas convicções que a começo da temporada 2014 da MotoGP foi a melhor de todas.


Foram tantas coisas que ocorreram que eu nem sei por onde começar.
Por isso vou começar criticando. E eu critico a transmissão, eu não vi ao vivo, vi pelo SporTv e a partir da metade da corrida, a transmissão ficava travando! Eu tava na tensão, nervosa, torcendo e a imagem rtavando mermão?!
Tirando isso, por mais que o comentarista fale umas besteiras de vez em quando, eu gosto muito dele. Ele
torce também e não disfarça!

Agora quanto a corrida.
Esse ano a MotoGP está cheia de mudanças, assim como a F1, a Indy, a Nascar entre tantas outras categorias (eu sei que o eu escrevi é automobilismo e MotoGP é motovelocidade, não precisam me lembrar do fato)
Entre essas mudanças vem o lance das categorias, temos a de marcas e a outra(cujo nome esqueci), em suma isso deixaria a competição melhor já que as equipes que não são de marca teriam mais chances de desenvolver, testar, etc...

Ai que entra a Ducati, que como não vence desde de Stoner, tem as mesmas vantagens das equipes que não são de marca. Pois bem, minha Ducati, que eu sigo
e torço mesmo nos momentos difíceis, deu uma melhoradinha com Dovizioso. (Não irei considerar o fato de uma galera ter caído durante a prova) E no fim O italiano fechou o grupo dos cinco mais bem colocados.\0/\0/\0/

Pois indo aos demais, Lorenzo é o cara da largada, e sua largada foi bela como sempre, Pedrosa largou de marcha ré e Marquez ficou na dele.

Mas largadas a parte, bonito foi ver Rossi e sua corrida de recuperação, lembrando que ele largou da 10ª posição. Rossi foi um dos destaques, chegou chegando, pilotou muito e após alguns problemas de outros pilotos mais a ultrapassagem sobre Bradley Smith e Álvaro Bautista ele chegou para a disputa pela vitória.

Mas eis que eu estava na sala curtindo a corrida quando de repente Lorenzo até então líder da prova ... cai, e cai feio, saiu esfregando no chão com a sua moto quicando perigosamente.




E com isso Bradl ( yeees \0/) assumiu a frente, eu torci por ele, sei que o rapaz faz o melhor com a moto que tem, e eu tinha a convicção que ele iria segurar o primeiro lugar até a
natural queda de desempenho da sua moto, mas ai do nada ele caiu também, outra queda feia, tanto dele quanto a moto soltaram faíscas, só pra vocês terem uma dimensão do fato.
Outro que estava com tudo, todo empolgado mas estranhamente ansioso, era Bautista, ele veio que veio, babando por posições, como o comentarista falou, mas após uma aproximação agressiva ele cometeu diversos erros que lhe custaram varias posições, e eu cheguei até a murchar um pouquinho pois esperava um duelo entre ele e o Rossi (algo tão frequente ano passado). Mas Bautista ainda iria ressurgir na metade final da prova, encostando com tudo no Pedrosa, ele chegou, pressionou e passou
 e eu já fiquei na espera de algo incrível, Bautista, Rossi e Marquez, mas eis que vejo outra coisa, incrível
também, mas não o incrível que eu queria. Estava vendo a corrida, aquela moto verde limão linda, e ai, baaam, Bautista no chão!

Eu não acreditei, como foi possível?
Mais um caindo.

Mas não pense que a queda do Bautista foi o fim da diversão. Pedrosa se conformou com seu terceiro lugar e seguiu tranquilo até o final, mas a disputa pelo primeiro lugar estava tensa. Marquez e Rossi, Rossi e Marquez.

Foi lindo, emocionante, vibrante, e tantos outros adjetivos. Rossi na frente ai chega Marquez com tudo e mesmo com lesão freia forte e passa, depois Rossi chega junto, câmera na bunda do Marquez mostrando o grau de inclinação e no cantinho da tela aparece Rossi, eles fizeram curvas juntinhos, chegadas ousadas, tentativas de ultrapassagens ambiciosas. Até que Rossi passou, eu juro que gritei na sala de emoção, estava tensa e com um sorriso de orelha a orelha.
Mas ai o Marquez veio junto e passou de novo, e não tem como ficar brava por ter visto Rossi perder a posição uma vez que a disputa estava linda.


No fim terminou com Marquez em primeiro, Rossi em segundo (mostrando que ainda tem gás pra mais uma temporada) e Pedrosa em terceiro.

O que mais posso dizer?
Esses pontos perdidos podem pesar pro Lorenzo mais adiante no campeonato, e que com certeza Bradl e Bautista se não tivessem caído estariam ali disputando pódio também.
E que Pedrosa precisa ser mais agressivo (minha opinião) se não quiser passar mais um ano sem titulo, e o pior, vendo seu companheiro equipe correndo para ganhar todas as provas possíveis.Vale lembrar aqui seu compatriota Aleix Espargaró, que terminou em quarto. (quase não escrevi sobre ele, mas não foi por mal)

Ah, não posso esquecer o Crutchlow (agora na Ducati), teve um prova amena, cheguei a pensar no pior, mas o sexto lugar é muito bem vindo. Mas acho que ele pode mais, em geral ele foi bem, não caiu, o que se for considerar essa etapa foi um feito!

Em suma, uma prova emocionante.
A melhor abertura de temporada desse ano, valeu cada minuto, cada dia de espera para ver a MotoGP.
E olha que eu não espero pouco deles, e ainda assim a MotoGP alcançou e ultrapassou minhas expectativas.
Que a batalha pelo campeonato de 2014 comece!
Quem será que vai ganhar esse ano hein?

Termino aqui com uma coisinha que li no twitter.
A MotoGP agora é dividida em categorias: Marcas, Open e Marquez.
Quem escreveu ainda não tinha visto a corrida, mas se o rapaz fez isso com a perna ainda ruim, mal posso imaginar o que ele fara quando estiver 100%.

E DUCATI! Eu não desisto nunca! Você será grandiosa! Eu sei, eu sinto!


1. Marc Márquez (Honda)

2. Valentino Rossi (Yamaha)

3. Dani Pedrosa (Honda)

4. Aleix Espargaró (Forward Yamaha)

5. Andrea Dovizioso (Ducati)

6. Cal Crutchlow (Ducati)

7. Scott Redding (Honda)

8. Nicky Hayden (Honda RCV)

9. Colin Edwards (Forward Yamaha)

10. Andrea Iannone (Ducati Desmosedici)

11. Hiroshi Aoyama (Honda RCV)

12. Yonny Hernández (Ducati Desmosedici)

13. Karel Abraham (Honda RCV)

14. Danilo Petrucci (Art)

15. Broc Parkes (PBM)

16. Michael Laverty (Averty)

17. Mike Di Meglio (Avintia)

Não terminaram a prova:

Álvaro Bautista (Honda)

Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3)

Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3)

Stefan Bradl (LCR Honda)

Héctor Barberá (Avintia)

Jorge Lorenzo (Yamaha)

16 de mar. de 2014

GP Austrália: MERCEDES, RICCIARDO e MAGNUSSEN!!

E começou...


E já vou falar dos motores, eu particularmente não notei eles muito bem, uma vez que estava com a tv com o som baixinho pra não acordar ninguém.
A câmera de não sei quantos graus não me incomodou...
E eu vi a corrida por streaming e não pude ouvir as perolas do Galvão! XD

Quanto a corrida, bem o começo foi bem inusitado.
Grosjean com punição antes mesmo de ser dada a largada.
As Marussia que não saiam do lugar fazendo o povo dar duas voltas de aquecimento.
E o mais chocante, Vettel e Hamilton abandonaram a prova.

Mas antes disso acontecer tivemos o Koba mito, mitando ... Ele deu uma mega freada, fritou tudo, e de sobre levou Massa com ele.
Os que saíram ilesos continuaram e houve muitas ultrapassagens no começo, entre elas tivemos Rosberg assumindo a ponta do qual não sairia até o fim da corrida, Hulkenberg ganhando umas, e Bottas que deu um salto muito bom.

Ai entra o que eu falei, ainda na volta de aquecimento na SkyF1 mostrou o rádio do Vettel reclamando de não ter força no carro (ou coisa assim ...) e apesar dele dizer que melhorou, o que melhorou não foi o suficiente para salvar a corrida dele.
Outro que abandonou foi o Hamilton (cuja a vitória em apostava que seria dele, eu e dois terços do mundo) também abandonou.
As Lotus sofreram do mesmo mal, tanto Grosjean quanto Maldonado, o bom (ou ruim depende do ponto de vista) é que não houve bandeira amarela por causa disso, já que ambos pararam em locais bem convenientes.

E já que citei Maldonado, tenho que falar do Bottas.
O jovem finlandês andou muito, cometeu um erro que lhe custou o pneu e acredito que o pódio também, porém teve um recuperação incrível. ( E claro gerou um safety car ) E vê-lo correr daquele jeito me deixou claro que Massa podia ter feito o mesmo e tido um ótimo fds, se não fosse a batida do Koba.
Uma coisa é fato, a Williams desse ano, esta longe de ser a jabiraca do ano passado.

Já as Ferraris.
Bem eu li no twitter (fonte altamente profissional e segura) que ambos os carros estavam com algum tipo de problema e por isso não estavam correndo a 100%, o que explica a dificuldade enorme de passar (talvez)
O lance é, Alonso visivelmente se sente muito confortável com o carro, mas parece que ele tem um carma com o Hulkenberg, sempre que para na traseira do rapaz fica enroscado lá, um pitstop bem feito resolveu isso, e ele terminou em 5. Boa posição.

Já Raikkonen estava meio estranho, ele fritou mais pneu em uma corrida do que ele fritou no ano passado inteiro. Acho que vai levar umas 2 ou 3 corridas para ele se acertar ali, e isso pode custar caro. Admito que fiquei surpresa com o 8º lugar, chegou um momento que achei que não pontuar ele iria.





A RBR, apesar do problema com Vettel, teve um resultado fantástico, com Ricciardo terminando a corrida em segundo, para um equipe que mal conseguia fazer 10 voltas no testes e as vezes nem saia do boxes, é de cair o queixo.
E convenhamos, Ricciardo mandou bem, tenho que dar o braço a torcer, o melhor é o sorriso dele, ENORME, sério é um dos maiores e mais largos sorrisos que já vi.
UPDATE: Ricciardo foi desqualificado devido a irregularidade no carro. A RBR vai recorrer. Então já sabem a tabela lá embaixo, tirem o Ricciardo e subam a galera.

A McLaren é outra que como a Williams deixou o horrível ano de 2013 no passado, um ótimo desempenho, 3 e 4 lugares, mais ponto que qualquer outra equipe nessa primeira prova, e destaque para Magnussen.
Eu não disse que o garoto era bom, ele arrasou, primeiro dinamarquês a subir ao pódio, que fofo.
O Button foi o Button, acho que isso já diz muito.

As Toro Rosso também andaram muito bem terminando em 9 e 10, e vale lembrar aqui que ambas deram uma canseira no Raikkonen. E Kvyat sabe guiar.

Um momento para eu babar ovo para o Hulk ... não importa o carro que derem para o rapaz, ele faz o melhor, ele faz bunito ... hehehe
Uma boa prova por parte dele, as Force India estão bem fortes (viva Mercedes) e das escolhas que ele tinha do ano passado para esse, ele parece ter acertado em cheio em ir para a Force India.

E para terminar volto aqui para falar do Rosberg denovo.
MAARAAA!!
Ele passeio na corrida, venceu tranquilo, e mostrou que a Mercedes está com um senhor carro.

Em suma a corrida começou eletrizando, deu uma amornada no meio, e terminou legalzinha..
Um bom começo para começar a matar as curiosidades, estamos aprendendo, e pelo visto todo mundo no grid também.
Agora é claro, fiquem preparados para enxurrada de memes dizendo que o Ricciardo é o melhor do mundo, e que o Alonso esfregou a cara do Raikkonen no asfalto.

Eu só digo o seguinte, essa foi só a primeira corrida, e para ser melhor tem que o Vettel, ele ainda tem que ganhar 4 titulos, e para esfregar a cara de alguém, esse alguém tem que estar presente.
Creio que os problemas do Vettel seram resolvidos logo, logo.
E Raikkonen só terminou 3 posições atrás do Alonso, isso não machuca campeonato. Mas Alonso provavelmente já vai lembrar todos na Ferrari que ele terminou na frente. (e não o julgo por isso, eu faria o mesmo (-:   )

Aaaah ... eu gostei da pintura dos carros da McLaren.

Foi muito ficar de madruga, valeu a pena. Na próxima prometo ficar de ouvido aberto para o som dos motores.
E ainda afirmo aqui, o pódio do Hulk é esse ano hein!




  1. Nico Rosberg
  2. Daniel Ricciardo
  3. Kevin Magnussen
  4. Jenson Button
  5. Fernando Alonso
  6. Valtteri Bottas
  7. Nico Hulkenberg
  8. Kimi Raikkonen
  9. Jean-Eric Vergne
  10. Daniil Kvyat
  11. Sergio Perez
  12. Adrian Sutil
  13. Esteban Gutierrez
  14. Max Chilton
  15. Jules Bianchi (RETIRED)
  16. Romain Grosjean (RETIRED)
  17. Pastor Maldonado (RETIRED)
  18. Marcus Ericsson (RETIRED)
  19. Sebastian Vettel (RETIRED)
  20. Lewis Hamilton (RETIRED)
  21. Filipe Massa (RETIRED)
  22. Kamui Kobayashi (RETIRED)



9 de mar. de 2014

WRC no Méxicoooo! E contatos imediatos com Vaca de primeiro grau!

Bem vamos ao WRC não é minha gente ...
E nessa etapa teve capotagem (muitas alias), vaca correndo e muitas suspensões quebradas.
Mas desventuras a parte, nessa etapa tudo deu certo para Ogier e para a Volkswagen ... e podem acreditar ... a Hyundai também teve uma etapa boa.



Pois bem, se lembram que eu andava meio triste com a Hyundai, pois bem, nessa etapa ela foi bem e o destaque vai para o jovem Neuville que no último dia arrasou.


Neuville obrigada por me fazer feliz ao final desses 3 dias. O primeiro pódio da Hyundai ... merecido!

Kubica por sua vez continua a fazer jus ao apelido de Imortal ... porém ele precisa fazer mais que ser rápido e capotar/bater ... mas como é sua primeira temporada na WRC vou dar um desconto.

E bem, não foi só isso ... como eu disse no começo até vaca teve etapa, e foi Mikko Hirvonen que foi o felizardo de encontra-la do nada, veja ai o vídeo:



Outro com destaque foi Ostberg, ele começou muito bem, a frente de Ogier e juro que no começo pensei que o rally do México seria um show dele, porém problemas atrás de problemas apagaram o seu grande começo ... quem sabe na próxima.

No final de 22 etapas o rally do México ficou assim para o campeonato de pilotos

Ogier 63 pts Latvala 60 pts Ostberg 32 pts Mikkelsen 24 pts Evans 20 pts Mikko 18 pts Meeke 17 pts

E o de construtores ...

1 Volkswagen Motorsport 115 points 2 Citroën WRT 60 pts 3 M-Sport 40 pts 4 Hyundai Shell 5 Volkswagen Motorsport II 28 pts

Segue ai os videos oficiais da WRC que todo mundo pode ver no canal oficial deles no Youtube! XD
Até daqui a um mês ... que venha Portugal!






Especulações sobre a temporada de 2014

 Depois de um mega almoço de domingo, com direito a muito nhoque e com barriga cheia, eu voltei aqui ao blog para deixar meus pitacos sobre a temporada que estar por vir.
 Tá todo mundo dando opinião então eu também vou dar a minha ué!
 Vamos lá.

Vou começar indo direto ao ponto.
Campeonato de construtores: MERCEDES
Campeonato de pilotos: Hamilton (mas eu prefiro que seja Rosberg, no fundo quero o Raikkonen, qualquer um dos três vai me deixar feliz, mas meu desejo é o Raikkonen)

Dito isso, vou deixar claro aqui, a questão da equipe eu estou sendo bem emotiva, desde a parceria Rosberg/Schumacher eu venho me simpatizando com a Mercedes, mas a principio era somente simpatia. Em 2012 a Lotus com suas brincadeiras e iterações com público + Raikkonen, fez com a equipe (com um dos carros mais lindos do grid, o que ajuda) me conquistasse.
O problema é que a tal iteração da Lotus deu uma diminuída drástica, e daquilo que eu gostava da equipe, só restou Grosjean e o carro preto dourado. Eu não digo que desisti da Lotus, não sou desse jeito, mas notei que a Lotus e a Marcedes meio que trocaram de lugar no meu coração.
Hoje eu me simpatizo com a Lotus, mais por causa do Grosjean do que qualquer outra coisa, e estou cada vez mais Mercedes, quem sabe se o Hulkenberg não tivesse ido para lá o discurso não fosse outro.

Explicado ai meus sentimentos, vou tentar esclarecer o que acho de cada equipe, começando primeiramente pela Mercedes.


A Mercedes é um caso incrível de dupla sincronizada de pilotos, eu digo até que é a melhor dupla de pilotos de TODAS as equipes do grid.
Eu sei que tem Alonso/Raikkonen, mas ainda é muito cedo pra dizer se eles vão clicar.
Mas competições individuais que funcionam para o bem maior do time ao mesmo tempo? Isso é Mercedes.
E exatamente por isso não sei dizer qual dos dois será melhor, creio de Hamilton, mas nunca se sabe, a Mercedes por si só (junto com todos os carros de motor Mercedes) foram superiores nos testes, mas teste é teste, vamos ver na prática.


Na Ferrari...
Todos conhecem o quanto eu não gosto do carro vermelho.
Todos sabem que eu não gosto do Alonso, acho ele superestimado.
E nos testes eles foram bem mais ou menos... acho que a Ferrari continuará na mesma, e creio que Alonso levará a melhor entre os pilotos, mas que será difícil será, já a Ferrari sera meu substituto de BBB, pois tenho certeza que todas as declarações serão distorcidas, e aumentadas pela imprensa e público.
Mas acho que quem esta com mais pressão (falando dos pilotos) é Alonso. Todos esperam que Alonso seja o melhor, e ele não poderá ser nada menos que o melhor qualquer resultados além da vitória deixará uma grande ? em relação a ele.
Porém apesar de não gostar dele, acho que ele é capaz de viver e superar isso, e pra mim é ótimo todos em cima de Alonso, e pouca fé e crédito para Raikkonen. A vida mais tranquila e mais feliz pra Iceman é todo o que ele precisa para tentar um campeonato.


Ai temos Button e Magnussen. O Button é um bom piloto e talvez seu jeito delicado de guiar lhe seja uma vantagem esse ano, porém vejo desde a temporada anterior que ele deve mostrar algo e logo, pois assim como Raikkonen não vejo muito pra onde sua carreira possa ir na F1.
Já Magnussen, o rapaz tem potencial, ele passeou na WSR e teve como adversário caras excelentes como Vandoorne e DaCosta, e eu acredito no potencial do número 20, e boto fé no garoto e acho que ele dará trabalho para Button (se não for melhor). Quanto a McLaren, fico feliz em dizer que tem tudo para ter um ano muuuuuitooo melhor que o passado (pelo menos pelos testes)


A RBR esta com problemas com seu carro e com seu motor. Mas eu sou uma pessoa que acredita no poder no dinheiro, pressão e ótimos profissionais, e creio que o carro deles não será uma jabiraca o ano todo. Porém esse ano é o ano chave, se mesmo com todas essas mudanças e com um começo de ano que parece que vai horrível para eles a RBR conseguir virar o jogo, posso afirma que o fim da Era Vettel/RBR estará longe de acabar.
Quantos aos pilotos, o que posso dizer ... Vettel até o fim, o cara é algo a parte do resto do grid, se vê poucos assim, somente um ou dois por geração, as vezes nem isso.


A Lotus eu juro que achei que estaria em piores condições, e vendo ela hoje, a ida de Maldonado para lá foi essencial para manter a equipe (ao menos é o que parece aqui de fora) o dinheiro faz a diferença.
O carro deles é diferente, e foi dito por outras equipes que tal formato de bico chegou a ser pensado, então acho que apesar do motor o carro em si foi bem pensado. E veja pelo lado positivo, a Lotus é uma equipe que esta acostumada a fazer muito com pouco ou quase nada, e por isso não creio que ela será menos do que foi ano passado, é uma equipe a se observar e tomar cuidado, mas não equipe que dispute títulos.
Quanto aos pilotos, eu sou Grosjean, ele correu ao lado de ninguém menos que KIMI Raikkonen, e ano passado passou por uma ascensão em concentração, velocidade e resultados.


A Williams por sua vez está linda. Maravilhosa. O carro e o motor (Mercedes já disse?) estão belos. E sim com um bom carro, que é o eles parecem ter, mais sua experiencia, eu não vejo porque não colocar Massa como um dos possíveis candidatos ao titulo.
É claro que tudo pode mudar, é claro que eu acho o Massa apagado, e que ele não tem aquele espírito de brigar e vencer ... esse morreu em 2009/2010 ... mas ao mesmo tempo não me esqueci de 2008. O potencial ali não é inexistente. Talvez somente dormente. O Bottas por sua vez se mostrou muito bem em momentos inusitados ano passado (como na chuva) creio que ele será ainda melhor esse ano ... mas o que eu quero mesmo é que um deles esquentem o banco para Felipe Nasr. \0/


A Force India por sua vez sempre esteve lá no meio do pelotão e não acho que será diferente esse ano. Mas aposto que esse ano será especial.
PODEM MARCAR .... ESSE ANO SERÁ O PRIMEIRO PÓDIO DO HULKENBERG.


A Sauber eu não sei dizer. Juro que não prestei a atenção neles nos testes. Só posso dizer que Sutil é carne de pescoço não importa a equipe que esteja. E Gutierrez deu uma melhoradinha sutil ano passado (heheheh piada sem graça)



A Toro Rosso está com os mesmo problemas que todo mundo que tem motor Renault. E tem um dos carros mais feios do ano. Acredito que vão ficar brigando com pontos com a Sauber que nem ano passado.
Quanto aos pilotos, Vergne a gente já conhece, eu achava ele mais merecedor da vaga na RBR do que o Ricciardo, mas isso não rolou e acho que a cabeça dele rola esse ano. E Kvyat, bem vamos ver ... não vou julgar antes uma vez que nunca o vi correr.


Já as pequeninas ... Marussia vai ficar ali aquecendo o Bianchi que eu espero que um dia seja ao mais que piloto da Marussia. E a Caterham tem Ericsson e o Koba Mito ... Ericsson tem experiencia de sobra na GP2, teve bons resultados, corridas muito boas, mas nunca de fato brilhou, vamos ver, vai que ... já Koba é uma figura a parte, com certeza teremos show por parte dele.
Na briga entre as duas em diria Caterham, seu carro bizonho é o que melhor se entendeu com o motor Renault, e uma vez que o motor se ajeitar, sua dupla de pilotos é aos meus olhos superior ao da Marussia.

Vale citar aqui que Van de Garde ainda está vivo e na F1 ... como piloto de testes.
E que Nasr ainda vai correr pela GP2 esse ano. Ainda na Carlin e em busca do merecido titulo (que esse ano ele tenha mais sorte).
GP2 que será incrível, pois teremos Nasr, Marciello[e Vandoorne ... uau ...
E tem André Negrão que estréia esse ano na GP2! Apesar da carreira dele ser meio apagadinha.

Em geral acho que estamos com uma grid muito bom em termos de pilotos, onde os mais fraquinhos (na minha opinião de merda) são Chilton, Gutierrez e Vergne (espero não morder a língua)

E a F1 com todas as mudanças ainda contara com os momentos que considero decisivos na carreira de vários pilotos que creio eu se despirão da categoria em 1 ou 2 anos (3 ano máximo) Raikkonen, Massa e Button.
Vamos ver o que o ano reservará para eles e para nós.

Em um universo perfeito Mercedes será campeã e Raikkonen conseguira seu segundo titulo, dando adeus a F1 com o dever cumprido e com a sensação de que conseguiu aquilo que merecia.


Até Domingo!