25 de mai. de 2014

GP de Mônaco - o triunfo do príncipe, carruagens que viram abóboras e abóboras que viram carruagens.

E hoje ocorreu um dos GP mais tradicionais e desafiantes da F1.
Mônaco.


E bem, sobre Mônaco eu posso a corrida pode até parecer tediosa para alguns, mas colocar um carro de F1 em Mônaco e acelerar é coisa de débil mental. Agora, enfiar 20 carros de F1 e manda-los acelerar ao mesmo tempo é ainda mais débil mental ... e por isso Mônaco é demais.
Okay os motivos podem parecer rasos, mas para mim são mais que suficiente.

E o GP de Mônaco foi recheado de assuntos, alguns que nem chegaram a ocorrer na corrida em si, mas sim no fim de semana do GP.
Que a disputa pelo titulo do campeonato é entre as Mercedes, isso é fato.
Que o Hamilton é mais talentoso, isso também é.
Porém também é de conhece geral (assim espero) que Rosberg é um ótimo piloto, e eu vejo ele fazendo tudo dentro do possível para estar na melhor condição de se aproveitar de qualquer vacilo do Hamilton para ganhar. Isso leva a um fato já discutido e afirmado em muitos lugares. Somente Hamilton pode fazer Hamilton perder o título...

Dito isso as declarações de Hamilton ao longo da semana foram várias, sejam elas verdadeiras ou um aumento das verdadeiras palavras feito pela imprensa, isso eu não sei. Mas o fato é que Rosberg agiu como eu esperava que ele agisse ... ele não se afetou ... o rapaz foi criado naquele meio, creio que qualquer tipo de jogo de palavras seja interno, externo ou pela mídia, não sera o suficiente para atingi-lo assim tão facilmente.
Porém ler certas declarações, e não ver nenhuma reação, me deixou com a pulga atrás da orelha, está Rosberg acima de tudo isso, ou ele é sangue de barata?

Seja o que for, as vitórias seguidas de Hamilton, mais as declarações, mais o sonho dos fãs de ver um mega batalha entre companheiros de equipes, culminou no sábado durante o Q3 onde Rosberg garantiu a pole ao causar um bandeira amarela.
Creio que o erro não foi proposital, mas o simples fato que Hamilton podia ter pego a pole e isso não ocorreu devido a um ação do Rosberg gerou muito o que falar.
Na minha opinião é que se não foi proposital, a sorte estava do lado dele e sorte também faz parte do jogo.
E se foi proposital ... bem ... pontos para ele. É uma competição e independente de tudo o que ele fez foi dentro das regras, o que vale no final é o primeiro lugar no pódio, e tal atitude se proposital só me mostrou que Rosberg fara tudo para obter a vitória, e isso na F1 é o que costuma gerar campeões.

Como Mônaco é uma pista de difícil ultrapassagem, Rosberg e sua pole garantiram a vitória de ponta a ponta assim como no ano passado. Sem grandes problemas ou ameaças reais de Hamilton, e agora ele é o primeiro no mundial, o que é essencial para ele, pois Hamilton possui um ótimo histórico no Canada, e certamente vencerá lá também.


Hamilton por sua vez passou a corrida perto de Rosberg porém no final começou a sofrer pressão do Ricciardo.
Ricciardo que largou em terceiro, perdeu duas posições na largada mas depois as recuperou devido a falta de sorte de Vettel e Raikkonen. Independente disso, Ricciardo fez um ótima corrida, conseguiu mais um pódio e prova mais uma vez que ele é um bom piloto, com potencial que aproveita as oportunidades quando estas aparecem.

Atrás de Ricciardo veio Alonso, que fez um corrida básica, ele começou e terminou, nada de mais. Fez a parte dele não causou acidentes, não se envolveu em acidentes, e fez tudo certinho, mal apareceu ... mas em Mônaco, não aparecer as vezes é um bom sinal. Mais uma vez em uma boa posição marcou mais alguns pontinhos, mas está longe de ser alguma ameaça para alguém ou algo.

Porém os companheiros de equipe desses dois tiveram um domingo horrível.
Vettel teve problemas no turbo e abandonou, simples assim ... e mais uma vez não marcou pontos. A grande questão é quanto tempo ele vai continuar a ver todo a falta de sorte da equipe cair no colo dele e não se afetar ou desabafar um pouco.
Raikkonen por sua vez precisa achar onde esconderam o pacotinho dele. Onde enterraram o galinha.
Ele começou muito bem, sua largada foi incrível, era um terceiro lugar certo, mas ai tudo começou a dar errado. Seu pneu furou ele teve que voltar aos pits e foi para no fim da fila, depois de remar a prova inteira e chegar nos pontos, abusou ao tentar ultrapassar Magnussen e no fim terminou sem nada.
Em resumo, Raikkonen odeia Mônaco e Mônaco odeia Raikkonen.

Nas Williams Massa terminou na frente de Bottas e supera Raikkonen no mundial (o que não é grande coisa) e Bottas estava até que beeem ... porém seu motor foi pro brejo e ele abandonou.
Button terminou bem e Magnussen após o contato com Raikkonen ainda conseguiu se manter na zona de pontuação.
Perez que estava indo bem e creio que tinha tudo para ficar em 5 ou 6 teve um fim de prova prematuro, e Hulkenberg conseguiu um enorme feito de segurar uma galera com um carro que já estava pedindo para sair, terminando em 5º.

Maldonado nem correu e Grosjean que passou um pedaço enorme da corrida brigando com Caterhans e Marussias conseguiu um ótimo 8º lugar. E mais pontinhos para ele e para Lotus.
O maluco da primeiro volta é coisa do passado.

Mas a história da corrida, o momento épico, o conto de fadas veio com a Marussia e Bianchi.
Isso mesmo a Marussia conseguiu trazer um carro para a zona de pontuação, Bianchi mesmo com uma punição pós corrida ficou com o nono lugar. E deu à ele e a equipe seus primeiros pontos.
A equipe estava feliz, a internet como um todo não parava de falar do feito da Marussia e seu piloto. Esse com certeza foi um dos momentos mais importantes da corrida, e vai entrar para história da Fórmula 1.

Só dando uma geral ... Mercedes dominante como nunca. Mas hoje presenciamos um motor seu falhar (Bottas/Williams). A disputa entre Rosberg e Hamilton, e qual deles mais vai sentir o impacto de tudo isso é algo a se ver, e eu creio que ainda tem muita lenha nessa fogueira.
RedBull para mim é o melhor do resto sem sombras de dúvida. E hoje chego a conclusão que Ricciardo herdado  lugar do Webber, mas Vettel herdou seu carro.
A Ferrari pode pelo visto ser a terceira força após um começo de ano que me fez pensar que eles estaria mais atrás ... só falta essa fase horrível do Raikkonen passar.
Dele e do Vettel ... dois ótimos pilotos que parecem estar monopolizando todo o azar, infortúnio e cagadas de suas equipes e deles mesmos.
E Sauber realmente está em mal lençóis.

Até Canada.

Minha aposta é Hamilton ... mas esse ventinho na nuca dele tem um nome, se chamo Rosberg.

0 comentários: