30 de nov. de 2013

Ninguém vence sozinho na Fórmula 1

A temporada acabou, eu estava lá em Interlagos na classificação e na corrida, foi muito legal, amo esse esporte, e todo o ano vou aprecia-lo ao vivo...
Porém essa foi uma temporada com muitas coisas interessantes...
Uma dessas coisas são as estáticas.

Por exemplo, eu sou uma fã de Raikkonen, porém por mais que vocês leitor possa não gostar de Grosjean, você observar e ACEITAR a melhora do francês, e se mesmo assim você é cego as imagens que viu ao longo do ano, olhe os números então.
Olhe os números do Grosjean, olhe os números do Hulkenberg, e sim, por mais que ele não tenha sido o que alguns achavam que ele seria, olhe os números do Perez, eu não digo que ele decepcionou, a McLaren decepcionou como um todo.

Mas...minha estatística favorita da temporada de 2013 da F1 é o fato de Vettel sozinho ter mais pontos que a Mercedes, a segunda colocada no campeonato de construtores (isso é algo incrível, seja você fã do cara ou não).
Entretanto, isso não significa que os resultados do Vettel sozinhos seriam o suficiente para a RBR ganhar o título de construtores.

Pense comigo, se a RBR tivesse só um carro no grid, como seria o resultado? Se nós tirássemos Webber, e dessemos a Hamilton e Rosberg uma posição para cada corrida que eles terminaram atrás do australiano (eu sei que não é tão simples assim, mas para o propósito de melhor visualizar o que eu quero dizer, vamos com essa conta) os pontos ficariam da seguinte forma:
Vettel (ou seja a RBR) estaria com 397 pontos.
Hamilton 207 (ao invés de 189)
e Rosberg 193 (ao invés de 171)

Isso daria a Mercedes o total de 400 pontos. Então para ganhar o titulo de construtores a RBR PRECISA DO ESFORÇO DE AMBOS OS PILOTOS, mesmo que se olharmos superficialmente isso não pareça ser a verdade.

Eu acho que isso pode ser visto como um metáfora para as equipes em geral. Nós só vemos uma pequena fração da equipe, conhecemos somente alguns nomes, e nos focamos quase sempre somente nos pilotos e nos chefes de equipes. Mas por trás disso há centenas de pessoas trabalhando na pista, no autódromo e nas fabricas, e cada uma delas deve apresentar resultados, todos tem que se esforçar e buscar o melhor resultado possível e não nada menos que o melhor. E isso é o que mais me admira nesse esporte.

1 comentários:

Jaime Boueri disse...

Perfeita em todas as colocações. Ótimo texto!