15 de ago. de 2013

O Grupo B - The Killer B

Como vocês devem saber, os integrantes desse blog gostam de corridas, mas dois deles são muito fãs de WRC (EU e meu colega de trabalho...não trabalhamos perto um do outro...só trabalhamos na mesma industria) e apesar de motivos diversos terem impedido ambos de acompanhar o campeonato deste ano, isso não mudou a empolgação e alegria que ambos sentem ao ver WRC. Eu sou relativamente jovem....hehehe...nasci no fim dos anos 80, mas graças ao integrante homem desse blog eu conheci o Grupo B, e hoje me vejo fascinada por ele, foi então que me veio a incrível ideia, porque não falar sobre o Grupo B, mas não falar dele como algo técnico, mas algo mais emotivo...


Bem como eu disse, eu conheci o Grupo B faz pouco tempo, uns 4 anos atrás. E posso lhe afirmar que me apaixonei pelos carros, pela coragem, pelas coisas incríveis que aconteciam nessa categoria. E o que mais me facilitou a gostar cada vez mais dessa categoria foi que as informações, imagens e videos, são relativamente fáceis de achar.
Graças ao membro mais velho desse blog, eu tive a oportunidade de assistir algumas coisas sobre o famoso Grupo B, e sei o quão magnifico porém perigoso foi esse grupo e de sua importância tanto na competição quanto para minha vida pessoal, uma vez que ele proporcionou um vinculo com uma pessoa muito especial e que me ajuda e muito na minha vida profissional...
Eu já acompanho o WRC desde 2010, sim foi por causa do Raikkonen que comecei a ver, não me julguem,  porém mesmo após sua saída da categoria continuei vidrada nela, pois bem agora tenho algo mais para gostar das corridas de rally, tenho a incrível história do Grupo B.
Meu colega me disse que era adolescente quando viu a respeito do Grupo B, e como todo jovem rapaz não pode deixar de se empolgar, e eu pude ver o porque...aqueles homens eram verdadeiros super heróis, eram incríveis simplesmente por sentarem naqueles carros.
O Grupo B surgiu em 82,  e o que tornava o Grupo B tão incrível era justamente a pouca restrição que ele tinha, eu sou uma analista e da mesma forma que me empolgo com as inovações na tecnologia entendo o que deve ter sido e ser no ponto de vista do meu colega engenheiro mecânico os desenvolvimentos daqueles carros, o quanto eles inovaram (não que isso não seja empolgante para mim também!)...estamos falando de quanto por exemplo, surgiu o fantástico Audi Quattro, eles pela primeira vez colocaram tração nas quatro rodas, isso mudou TUDO!!! Ou o Toyota Celica...o Peugeot 205 T16, o meu favorito: O Lancia Delta S4! 
E tem o MazdaRX-7, e o Renault 5, o Opel Manta...eu tenho que fazer um post só sobre os carros dessa categoria, pois são tantos carros de cair o queixo, em breve vou começar minha coleção de miniaturas desses carros!

E é todo carro tem que ter seu piloto, nesse caso, piloto e navegador, e assim como os carros são fantásticos  aqueles homens também eram/são ... estou falando de Markku Alen, Juha Kankkunen, John Buffum, Stig Blomqvist, Hannu Mikkola...também pretendo fazer um post só para eles! =)
Mas é claro, que como em todo esporte, de tão alto nível, onde se podia fazer tantas inovações, nós nos deparamos com os efeitos colaterais do fracasso, ou de quanto o limite é passado, pois acreditasse que ele não está lá...ou até aquele momento, não sabia-se qual era...e por causa disso, o Grupo B ficou conhecidos por alguns como "Killer B's"....
Sei que o perigo e a tragédia também atraem, e não nego que isso também fez meus olhos brilharem, mas não foi somente por causa disso...essa categoria tem história, tem feitos inimagináveis que jamais serão repetidos ..e se forem, não acredito que será num futuro próximo, essa categoria trouxe inovações que eu e você usamos no nosso dia a dia, E O MAIS IMPORTANTE ELA TEM HISTÓRIA! E que história!
O Grupo B e seus carros eram especiais e são especiais para mim e acredito que para muitas outras pessoas, pois traziam um combinação incrível de chassis leves, aerodinâmica sofisticas e muitos mais muitos cavalos de força, foram tão incríveis que até hoje a performances (de muitos) destes carros não foi superada.

Eu recomendo a todos os que não conhecem o Grupo B, que procurem saber mais sobre ele, eu garanto que assim como eu vocês irão se apaixonar por ele. E assim como meu colega foi responsável por me dar essa oportunidade e esse interesse ao mostrar sua empolgação e paixão pela categoria, espero que possa ter feito o mesmo por vocês!
Eu ainda estou conhecendo o Grupo B, eu ainda tenho muito a que ver, ler, admirar...e posso lhe afirmar que é momentos assim que sinto que nasci um pouco tarde, mas agradeço aos fãs de automobilismo, nós somos uma família, e estamos aqui para compartilhar experiências e histórias. 


Torrents pra vcs:
https://thepiratebay.sx/torrent/6139053/   ->  Still Too Fast To Race (Group B Rally Cars)
Caso o link acima esteja ruim segue os links abaixo, parte 1 e parte 2
http://www.streetfire.net/video/too-fast-too-race-part-1_547914.htm
http://www.streetfire.net/video/too-fast-too-race-part-2_548024.htm

http://isohunt.com/torrent_details/498146361/Madness+on+Wheels%3A+Rallying%27s+Craziest+Years?tab=summary  -> BBC Madness on Wheels - Rallying's Craziest Years



Como o rally da Finlândia rolou faz pouco tempo, um pouquinho dele no Grupo B para vcs!

FIA Group B Rally Cars - A 'Best Of' Compilation


Top Gear: The Banning of the Group B

The end of Group B

Group B - Crazy Fans

Em breve vou escrever mais sobre o Grupo B.

0 comentários: