19 de jul. de 2013

Davide Valsecchi

Eu resolvi falar sobre Davide Valsecchi, terceiro piloto da Lotus F1 Team.
Talvez alguns de vocês não saibam quem é esse jovem piloto italiano, por isso vou ser direto. Ele é o atual campeão da GP2.

 Ele competiu na Fórmula Renault e na Fórmula 3 de 2003 à 2007. E em 2008 ele foi para a GP2 correndo pela equipe Durango, em 2009 ele foi para a equipe Barwa Addax, substituindo Romain Grosjean. Mas foi em 2011 que ele brilhou, ele se juntou a equipe Team AirAsia e começou a ser piloto de teste na Fórmula 1.
Ele até teve um bom desempenho, mas lhe faltava sorte, foi então que em 2012 ele foi para a DAM, que já havia ganhado o campeonato no ano anterior com Grosjean, lá ele fez dupla com Felipe Nasr. Ele teve um forte começo, mas no meio da temporada acabou derrapando, e seu principal rival encostou, seu rival era o brasileiro Razia, que chegou inclusive a ser líder do campeonato por um momento. Mas foi em Monza que ele obteve sua vitória em casa e virou o jogo, chegando ao fim do campeonato se consagrando campeão da GP2 de 2012, com 247 pontos contra 222 de Razia.

Isso abriu portas para ele, que já havia testado carros da Fórmula 1 em 2010, ele em 2011 virou piloto reserva do Lotus, e chegou a correr nos treinos de sexta no GP da Malásia substituindo Heikki Kovalainen. Esse ano ele é o terceiro piloto e o piloto de testes da Lotus F1 Team, e esteve na quinta participando do Treino dos Jovens Pilotos, seu resultado foi 4º, algo dentro dos padrões da Lotus em si.
E é claro que ele deu uma entrevista, no disse que suas chances de ser promovido a F1 em 2014 são baixas, mesmo com a possivel saida de Raikkonen e dos altos e baixos de Grosjean, ele acredita que caso um dos dois saiam da equipe, a mesma buscaria um piloto mais experiente.
"A Fórmula 1 é dura e é muito difícil entrar no grid. Há muitos pilotos ótimos correndo. Temos Kimi Räikkönen, um dos melhores do mundo, talvez até o melhor no momento. Temos o Grosjean, que vem de um resultado fantástico em uma grande corrida em Nurburgring", analisa ao site do jornal inglês Autosport.
Mesmo sendo campeão da GP2 em 2012, Valsecchi acredita que é mais difícil mostrar o seu potencial como piloto reserva de uma equipe da Fórmula 1 do que competindo regularmente em categorias de menor expressão.

"Quando se está fora da Fórmula 1, é preciso tentar ver a situação do ponto de vista de fora e ser 100% objetivo. Mas também não é fácil de entender se eu realmente mereço tudo isso. Na minha cabeça, eu merecia isso no fim da temporada passada, quando fui campeão da GP2, quando conseguia poupar os pneus muito bem e era um líder naquele momento", lamenta.
"Por isso, provavelmente, não será fácil para mim. Mas vou fazer o máximo que puder neste final de temporada e aí veremos o que acontece. Eu também preciso um pouco de sorte, ser bom e merecer uma chance", conclui.

Realmente entendo a analise do Davide, e sim ela faz todo o sentido, felizmente ou infelizmente a Fórmula 1 está com todos seus assentos ocupados, e vai permanecer assim por mais alguns anos até a que eu acho de Turma dos 30 se aposentar. Davide porém já tem 26 anos, e não pode esperar tanto assim para conseguir um lugar definitivo na Fórmula 1.
Eu o vi competir na GP2, e o considero um bom piloto, mas percebo que a sorte muita das vezes o abandona em momentos cruciais. Se um dia veremos ele na F1? Talvez. Mas infelizmente não o vejo sendo um futuro grande campeão da categoria, acredito que este já se encontra lá.

Agora vou deixar a frase dele em inglês, sem ser polido, pois deve se admitir que personalidade ele tem.

"I'm ready whenever they call me and I try to do my maximum being professional. [Next year the aim is] to become a racing driver but Formula One is so tough and it's so difficult to be involved. There are so many great drivers in it; we have Kimi Raikkonen - one of the best if not the best in the world at the moment - and Romain Grosjean who just came from a fantastic result and race in the Nurburgring so it will not be easy for me. 
I will do my maximum until the end of the season and then we will see;
I need a bit of luck, to be good and to deserve it first of all I have to be strong and I have to deserve it. It's not easy to understand if I really deserve it 100%. How can I tell you today I deserve it at all? F*** off; we don't have Raikkonen, we don't have no-one, how can we understand it? In my mind I deserved it more at the end of last season when I was GP2 champion, when I was conserving the tyres really well and when I was really a leader in my mind at that time. 
Now I just try to do my maximum and then we check it out at the end of the season if my maximum is enough or not. Today I did what I can do, later on you will ask my bosses and you will have the answer; I hope it's positive!"

0 comentários: