17 de jul. de 2013

Sobre a Torro Rosso

Como eu disse, a semana anda corrida, e um dos nossos colaboradores está em missão! Sim...trabalhamos no mesmo lugar...pois eis que hoje no horário do almoço meu chefe me mostrou uma reportagem no celular, e eu resolvi passa-la a quem segue o blog.
E sim, meu chefe sabe que eu ADORO F1, ele deve ter percebido pelas duas Lotus que tenho em cima da CPU (97T e a 98T), segue abaixo a noticia, é um texto do editor da Motorsport.




Reynard Gelderblom , Motorsport Editor, nos enviou sua perspectiva sobre a programa de jovens pilotas da RedBull
" Bem, não há muito o que falar após o Grande Prêmio Alemanha, por isso vou começar dizendo sobre o que eu não vou falar ...
Eu não vou para falar sobre os pneus. Vamos ter de esperar o que virá dos testes em Silverstone e depois do GP da Hungria, onde a Pirelli vai apresentar mais algumas atualizações dos pneus.  Também não vou da questão de segurança para as mídias - que é um ponto da qual a FIA terá de resolver. Nem vou falar de carros que rodam, rodas voando, Sauber e a Mãe Rússia ... todos esses assuntos são tentadores, mas não.
Agora também podemos passar um filtro na vida amorosa de Lewis Hamilton, já que esta é, uma coluna de publicações de automobilismo on-line. Se um revista de Entertainment me aproximar eu adoraria sentar e dar minhas opiniões sobre como Lewis está dirigindo melhor.
Tirando tudo isso, permanece uma coisa que eu estive olhando nas últimas semanas: O programa para jovens pilotos da Red Bull. Todos sabemos da história de sucesso que acabou sendo. Sebastian Vettel, tricampeão mundial que veio caminhando desde as pequenas equipes, incluindo nelas a equipe B da RedBull, a Toro Rosso.
De fato, em Monza 2008 Vettel tirou do que era essencialmente uma Minardi pintada de cores diferentes, sua primeira vitória. E no fim de junho de 2013, Mark Webber anunciou sua aposentadoria do Fórmula 1  isso significa que haverá uma vaga abertura na Red Bull para 2014. Como a Toro Rosso manteve tanto Daniel Ricciardo quanto Jean-Vergne Eric para 2013, isto certamente implicaria que um deles faria esta escalada. Errado.
Eis que são outros nomes que estão sendo mencionado: Kimi Raikkonen,  Adrian Sutil, Romain Grosjean ... oh e Ricciardo. Na atual condição dos salários na Sauber, você provavelmente pode esperar o nome Nico Hulkenberg a ser adicionado a essa lista em breve. 
Vergne teve algumas boas performances, porém essas são poucas se comparadas com Ricciardo. Se isto significaria que ao menos um nome do programa para jovens pilotos é realidade nessa lista, porém estou certo de que Raikkonen é o favorito.
Se isso for fato, Ricciardo e Vergne não serão os únicos nomes que nunca chegaram a sair do time B. O programa existe antes mesmo da popular empresa fabricantes de drinks enérgicos comprar a Jaguar em 2004. Olha essa lista: Enrique Bernoldi, Christian Klein, Vitantonio Liuzzi, Robert Doornbos, Patrick Friesacher, Narain Karthikeyan e Karun Chadhok.
De fato há algo que esse programa fez muito bem ao longo dos anos, e isso foi fornecer pilotos para a HRT.  Scott Speed, Sebastian Bordais, Sebastian Buemi e Jamie Alguersuari todos tiveram começos promisores na Torro Rosso, mas acabaram por não ir adiante. Atualmente há seis pilotos no programa  entre eles Antonio Felix da Costa, Carlos Sainz Jnr e Daniil Kvyat  todos na fila para assentos futuros.
Vettel conseguiu passar por esse sistema, e é comparado por alguns a Michael Schumacher e Ayrton Senna. Um bom piloto sempre achará o caminha para topo...mesmo num carro mediocrer. Então teria a Red Bull investido nos pilotos errados ou talvez o problema seja ainda maior, talvez a falta de um desenvolvimento de fato. Teria o programa se tornado vitima do seu próprio sucesso? Teria ele se tornado super populado? Eu não sei, mas um vencedor em 14 anos não me parece sucesso.
No meu ponto de vista, Ricciardo é o homem que deve fazer dupla com Vettel em 2014. Se não for, talvez seja hora de olhar para trás e ver o que realmente gerou a tal história de sucesso, porque se escolherem a Raikkonen irão provar que o seu próprio programa não é um sucesso."
//==================================================================//
Bem, em primeiro lugar acho que Vergne é mais piloto que Ricciardo...e concordo num ponto, esse programa da RedBull não me parece muito bem sucedido, apesar de Vettel ser O campeão, somente ele seguiu adiante, nenhum outro piloto permaneceu na F1, eles sequer foram parar em outras equipes, simplesmente chegaram e saíram...
Vamos ver no que vai dar...uma coisa é fato, se Raikkonen for o escolhido, o que eu acho que só depende do próprio Raikkonen, será uma prova de que tirando o Vettel nem mais vingou...
Não sei também de onde o cara tirou alguns nomes ai, pois até onde sei é só Ricciardo e Raikkonen no pareo pela vaga!

O tempo nos dirá.

0 comentários: