22 de set. de 2013

É uma questão de eficiência esportiva, não vitórias

Se tem uma coisa que eu realmente aprecio na Fórmula 1 é o quão único você deve ser para realmente apreciar o que esse homens fazem para viver.

Amar a ideia desses carros de alta performance que correm uns contra os outros, e de homens que fizeram coisas incríveis seja nas pistas, seja nas garagens... algumas tão inovadoras, tão visionárias e até mesmo perigosas que são reverenciadas até hoje. A história por trás de cada era, de cada equipe, carro e piloto, essa pra mim é a definição de um verdadeiro fã de Fórmula 1. 
Somos um nicho, um grupo de pessoas inteligentes (na minha opinião) e por isso acho que somos tão diferentes de outros tipos de torcedores...estamos ali por décadas, talvez não eu e você fisicamente falando, mas nossos avós, pais, e agora nós...e creio que muitos assistem as corridas com seus filhos...e assim é por gerações...
Não que outros esportes não sejam assim...mas sempre coloquei os fãs de F1 em um patamar acima dos demais....porém atualmente ando lendo algumas, vendo algumas coisas que andam me incomodando...e normalmente essa coisas estão voltadas a um homem, Sebastian Vettel.
Eu não sou fã do Vettel, nunca torci por ele, normalmente fico feliz por ele sempre estar deixando a Ferrari pra trás...
mas por mais que você não goste dele, tem que se admitir que ele é um dos melhores pilotos do grid atual. Sempre vejo falarem Alonso, Raikkonen, Hamilton...e concordo, eles são incríveis...mas as vezes o povo exagera dizendo a Fórmula 1 é injusta que o melhor piloto não ganha...
Eu me pergunto que corrida eles andam vendo...Fórmula 1 não somente o piloto, é o piloto e o carro! O talento, mais o carro, mais a sorte...juntos fazem O MELHOR PILOTO!
O problema eu até que entendo, pra ganhar títulos, você tem que ganhar corridas, e o calendário tendo somente de 20 a 22 etapas (eu sei que isso é muito para as equipes) acaba por tornar um pouco chato ver o mesmo cara ganhar e ganhar...Eu entendo que os fãs talvez sintam um nervoso no estomago ao ver que talvez Vettel seja uma versão 2.0 do Schumacher.
E é compreensível...fãs querem vários pilotos ganhando, por isso foi criado o KERS and DRS, para dar uma apimentada na coisa...
mas ai que entra a equipe e os engenheiros, alguns fazem coisas lindas e inovadoras com o dinheiro que tem, outros fazem uma Ferrari...e o piloto é tão bom quanto o seu carro permite ele ser...quando tudo foi mudado a RedBull soube usar os componentes a sua disposição, fez um carro que não era perfeito, mas era muito bom, e a cada corrida, a cada temporada fica ainda melhor...e tem a sua disposição um piloto que sabe utilizar o potencial desse carro...
Nada contra o Webber, mas não acho que a RBR seria tão dominante quanto é se o Webber fosse o piloto numero 1...
Então pra mim a culpa não é da RBR, não é do Vettel, os outros simplesmente não conseguiram acompanhar o desenvolvimento deles...e hoje pagam por isso...
Vai me dizer que todo mundo se esqueceu de como as McLarens já foram imbatíveis, de como a Ferrari já foi inalcançável, de como a Brawn foi algo de outro mundo! E todas elas tinham pilotos que eram excelentes em tirar o máximo proveito dos carros que tinham.
Por isso não entendo as vaias, por isso não entendo a fúria de alguns...e aquelas frases do gênero:
"Ele tem o melhor carro" ... sim, ele tem o melhor carro, ele está na melhor equipe...mas Stewart não estava? Jochen não estava? Senna e Prost não estavam? Hakkinen, Schumacher, Alonso não estavam?
Não é sempre que temos 2005 ou 2007...
O que mais me irrita é como muitos fãs de corrida, não somente de Fórmula 1, usam o fato do Multi-21 com a razão deles não gostarem do Vettel...eu me pergunto quando essa pessoas passaram a ver Fórmula 1? 
Eu não gosto do Alonso, não gosto dele por diversos motivos...alguns justificáveis outros não...mas isso não me cega as qualidades do mesmo...Não sou contra você não torcer por um piloto ou uma equipe, acho na verdade super normal...como eu mesma deixo muito claro aqui no blog as minhas próprias preferencias...mas acho errado atacar o adversário, nisso digo o xingar, o vaiar...
Por isso eu espero mesmo que Vettel continue a ganhar as corridas desse ano, e que os fãs de perpetuam essa cultura da vaia não prevaleçam...
Eu sei que a maioria de nós consegue ver e reconhecer o esforço de uma equipe e a excelência técnica que resulta em vitórias tão incontestáveis como a que vemos...
Ano que vem é uma nova fase, uma nova mudança, tudo do zero...e as equipes e engenheiros já estão correndo atrás disso...todos dizem que a Mercedes tem O motor, e eu quero mesmo que eles tenham o carro, pois eles já tem OS PILOTOS...e não irei me importar se eles passarem a dominarem tudo...faz parte do jogo...
Por isso acho um absurdo a ira concentrada em cima de um piloto, eu por exemplo acho ele muito mais simpático que o Schumacher!
Só espero que aqui no Brasil, no nosso GP, o que eu vejo na tv, ou na internet não se repita...somos um país com tradição no esporte, com grandes nomes, e um deles foi algo de fato dominante na categoria, que até hoje é reverenciado...
Isso é mais um desabafo, pois eu SEI que os fãs de Fórmula 1 aqui são superiores a tudo isso!

0 comentários: