10 de jun. de 2013

Niki Lauda e o filme Rush

Quase 40 anos depois, o tri-campeão mundial Niki Lauda finalmente vê a imagem como um todo.
  


Ironicamente, o três vezes campeão do mundo teve seus olhos abertos numa sessão especial do filme Rush, que ocorreu nessa semana em Montreal, filme esse baseado na sua batalha pelo titulo de 1976 da F1 contra James Hunt e sua McLaren.
A ceno no filme onde Lauda, interpretado pelo ator Daniel Bruhl, retorna as pistas no GP da Itália após seu terrível acidente, ajudou o piloto da vida real a compreender o jeito que as pessoas reagiram aos seus ferimentos.

Quando ele veio ao publico pela primeira vez, no famoso circuito de Monza na Itália, muitos ficaram encarando sua face desfigurada, e isso irritava o Austríaco. Hoje, tudo mudou.


"Eu disse para um monte de pessoas (in 1976): "Olhe nos meus olhos se você vai falar comigo, por que você está olhando para minhas queimaduras? Tenha respeito." Eu nunca entendi a reação das pessoas - "por que eles são tão estúpidos, eu pensava" - eu coloquei um muro em minha volta e já não ligava mais...sobre isso". disse Lauda
"Mas eu vi o filme e quando Daniel Bruhl aparece em Monza e ele parecia comigo, eu tive um choque também", ele disse, se arrepiando ao terminar a frase e acrescentando "agora eu entendo o outro lado, eu estava tão preocupado em continuar que eu nunca parei para ver aquilo como os outros."
Lauda, 64, estava próximo do projeto, se envolvendo com o filme desde o começo. Ele ajudou o roteirista Peter Morgan com detalhes para o script e quando o diretor, Ron Howard, integrou a equipe, Lauda o introduziu as corridas de GP.
"Ron Howard não fazia ideia sobre o mundo das corridas e me perguntou um milhão de perguntas, então seus olhos começaram a brilhar e de repente ele era um fã de Fórmula 1" disse Lauda
"Eu o convidei para ir a Silverstone (ver o GP da Inglaterra), há uns dois anos atrás, e então o filme aconteceu. É inacreditável."
O acidente de Lauda aconteceu em 1976 no GP da Alemanha em Nurburgring, circuito do qual os pilotos expressaram suas preocupações com relação a segurança por diversas vezes. Antes do seu acidente Lauda tentou organizar um boicote a corrida, mas perdeu na votação e o evento continuou.
Na primeira volta, as rodas da frente da sua Ferrari perderam aderência, ele rodou, bateu e seu carro pegou fogo imediatamente, antes de voltar para a pista e ser atingindo por outros carros. A Ferrari em chamas ficou no meio da pista, com Lauda preso dentro dela.
Três pilotos saíram de seus carros e tiraram Lauda de dentro da Ferrari ainda em chamas, mas fiquei em meio ao inferno por mais de um minuto antes de seus companheiros -  Harald Ertl, Brett Lunger, e Arturo Merzario – conseguissem tira-lo do carro. Durante vários dias houve dúvidas se Lauda conseguiria ou não sobreviver.
Apesar de Lauda não lembrar muito sobre o acidente, ele se lembra muito bem das consequências.
"Quando eu estava no hospital, eles me perguntaram se eu queria olhar no espelho e eu disse "sim, claro" e então eu me vi e pensei: " ...É assim que eu parecer para o resto da minha vida?" disse Lauda, que atualmente é o chefe não executivo da Mercedes AMG Petronas F1 Team.
O acidente fez com ele perde-se três corridas, ele era o lider do campeonato. Mesmo após sua batida na Alemanha, seus 61 pontos após 10 de 16 corridas eram mais que o dobro do total de seu rival mais próximo, Jody Scheckter, que tinha 36 pontos. Em 1976, os pilotos ganhavam 9 pontos por vitória.
Mas foi Hunt que surgiu como o principal rival pelo titulo durante sua ausência, somando 21 pontos dos 27 possíveis, chegando aos 47 pontos, diminuindo a diferença entre ele e Lauda pra 14 pontos.
Embora Lauda era sério e extremamente profissional e Hunt era um playboy, que adorava festas, os dois se entendiam bem.
"Eu o conhecia da Fórmula 3 e nós sempre tivemos uma espécie de - não amizade, pois não existe amizade entre pilotos de Fórmula 1 porque eles são inimigos e querem brigar um com outro - mas James era um dos caras mais simpáticos, pode-se dizer."
No fim, Lauda chegou na última corrida com uma vantagem de três pontos, mas perdeu o titulo ao se retirar do GP da Japão, devido as condições. Três outros pilotos também se retiram da corrida, entre eles o bicampeão mundial Emerson Fittipaldi
Hunt continuou e terminou em terceiro, recebendo quatros e ganhando o titulo de 76 por um ponto de diferença.
A bravura de Lauda ao voltar as pistas e por ter escolhida a segurança ao invés da gloria é o que torna a temporada de 1976 tão impactante, insiste tricampeão Jackie Stewart
"Eu acho que é uma história fantástica, porque Hunt ganhou o campeonato, mas Niki Lauda provavelmente fez a coisa mais corajosa que ele podia ter feito se retirando da corrida porque as condições eram inaceitáveis.
"Aquela corrida não aconteceria hoje em dia, Lauda teve a coragem de dizer "certo, eu não correr mesmo que isso me custe o campeonato" e isso foi algo bravo"
E reviver esses momentos do passado, mostrados no filme fazem Lauda querer voltar a pilotar um carro de Fórmula 1?
"Eu? Hoje? Nem pensar. Eu fiz de tudo, eu venci tudo, eu quase me matei, não há mais nada que eu possa tirar de carro de Fórmula 1."

0 comentários: