13 de jun. de 2013

Senna

Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros.
SENNA

Eu tinha 5 anos quando Senna morreu, apesar da idade, já assistia F1...
e pensei aqui comigo, eu falei sobre o filme Rush que irá lançar em setembro, porque não falar sobre Senna...o piloto mais inspirador, admirado e intenso que já viveu entre nós. Documentários e tributos a ele existem aos montes, e falo sério, você vai achar mais coisas feita sobre Senna de que a de todos os demais pilotos juntos!
Mas o documentário "Senna" é muito diferente...pude ver isso de perto, ao ver meus pais se emocionarem, e ficarem relembrando as glórias desse herói nacional.
E até mesmo para aqueles que não são fãs de Senna, ou que não possuem uma lembrança muito clara dele (como eu) esse documentário é excelente. Um dos pontos mais fortes desse longa é justamente a narrativa, que usou várias horas que imagens e videos não mostrados, ao de ter pessoas contando certos eventos, nós temos as imagens deles, com pedaços de entrevistas, cenas do que acontece dentro das reuniões de pilotos, dentro da própria McLaren, o que dá uma visão única da relação Senna/Prost/Dennis...
e isso tudo foi feito tão bem, que você entende ambos os pilotos, e o porque de suas ações...suas formas diferentes de ver a vida e a corrida...
Alain Prost vs Ayrton Senna é uma das maiores batalhas da história das corridas, e como tal, era de se imaginar que Prost fosse ser retratado como vilão, porém o papel de vilão não só de Senna, mas de Prost e tantos outros pilotos (pode-se assim dizer) é dado ao presidente da FIA na época Jean-Marie Balestre...

Vencer é o que importa. O resto é a conseqüência.
O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia.

O documentário proporcionou a mim, a oportunidade de conhecer e ver quem era Senna, como e porque ele se tornou praticamente imortal para nós brasileiros, ele era um piloto que todos nós queremos ver, persistente, cruel, ambicioso mas ao mesmo tempo inspirador, alguém que tinha orgulho de ser brasileiro...um verdadeiro herói nacional...é emocionante ver como mostram o que a vitória de Senna no Brasil significou não só para ele, mas para toda a nação.
O que me entristeceu foi saber que eu somente presenciei o fim dessa lenda, e que desde então espero por um piloto (na F1) brasileiro, que me de orgulho, que me inspire, do qual possa falar de peito cheio para as futuras gerações.

Em suma esse documentário deve ser visto por todos, seja você um admirador da F1, das corridas como um todo, ou simplesmente um espectador ocasional...pois o filme acerta na forma que imortaliza Ayrton o homem, nos mostrando todas as faces de Senna o piloto competitivo por natureza, preocupado com seu país e com segurança de outros pilotos, e sua respostas as politicas da F1 controversas desde de sempre...um homem que amou e viveu pela corrida...sim ele tinha seus defeitos, mas isso é o que torna mais incrível.

Um filme incrível, pra mim definitivo sobre esse piloto imortal.

0 comentários: